Milton Rocha Cirurgia Plástica e Reconstrutiva em Recife - Pernambuco

Lipoaspiração

Navege através do menu inferior da animação para ver passo-à-passo como é realizada a cirurgia de Lipoaspiração
A animação acima tem apenas o caráter explicativo e orientativo. São homologadas pela 'American Society of Plastic Surgeons'. Nem todas as animações traduzem fielmente técnicas utilizadas, as quais podem variar de acordo com cada paciente em função do diagnóstico e indicação específica após a realização da consulta médica presencial.

Descrição

Lipoaspiração é a remoção cirúrgica do excesso de gordura em abdome, cintura, culote, joelho, nádegas ou pescoço, gordura esta que não consegue ser eliminada com exercícios ou dietas.

A lipoescultura nada mais é que uma lipoaspiração, mas neste caso parte da gordura retirada é colocada em alguma região do corpo que precise ser modelada (lipoenxertia), como por exemplo o bumbum. Uma parte da gordura será absorvida (em media 40%) e outra permanecerá definitivamente com bons resultados.

Esta cirurgia pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, não sendo contudo método substituto de dieta ou exercícios. Vale lembrar que o procedimento não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-no a “salvação” em termos de perda de peso, uma vez que a maior mudança se dá no contorno corporal e não na balança.

A lipoaspiração foi desenvolvida na década de 80 e revolucionou a busca pelo corpo de belas formas. Com o passar dos anos, essa técnica foi aperfeiçoada, com redução dos tamanhos das cânulas, tornando-a menos invasiva e com resultados mais previsíveis.

Lembre-se: A Lipoaspiração assim como qualquer outra cirurgia plástica deve sempre ser realizada em centro cirúrgico, por um cirurgião plástico membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica e com o auxilio de um anestesista!

Indicações

A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros procedimentos, a exemplo da abdominoplastia e mamoplastia. A sua indicação primária é em pacientes saudáveis, que possuem perda do contorno corporal e estão próximo do seu peso ideal. A lipoescultura objetiva reduzir as gorduras localizadas e indesejáveis e preencher áreas deprimidas, restaurando a harmonia do corpo. Apesar de sua popularidade, a lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, pois os resultados dependem principalmente da capacidade de retração da pele no local tratado, após a remoção da gordura subjacente. Nos casos onde há flacidez de pele além dos depósitos de gordura, procedimentos envolvendo a retirada desta pele (além da gordura) são necessários. Nestes pacientes, a simples remoção da gordura utilizando a lipoaspiração tenderá a acentuar as rugas e dobras decorrentes da flacidez da pele, podendo gerar resultados insatisfatórios.


Procedimento cirúrgico

A cirurgia é feita em hospital, e pode ser realizada sob anestesia local, peridural ou geral, dependendo do local e quantidade de tecido a ser lipoaspirado, durando de 30 minutos a 3 horas. A paciente pode ter alta no mesmo dia ou permanecer internada por cerca de 24 horas.

A cirurgia é realizada através de mínimas incisões (0,5cm), que deixam cicatrizes que ficam praticamente imperceptíveis devido ao posicionamento das mesmas em áreas estratégicas do corpo, como nas dobras naturais da pele. A gordura é removida através de cânulas, introduzidas próximas a região a ser lipoaspirada através de dessas incisões.

As cânulas utilizadas atualmente são bem mais delicadas do que aquelas usadas no passado, levado a um resultado sem aquelas irregularidades que eram observadas, alem de produzirem um traumatismo bem menor.


Pós-Operatório

Na alta a paciente estará usando uma cinta modeladora que deverá ser mantida dia e noite por 30 dias. Em casa, é importante repousar, ingerir muito líquido e alimentar-se bem.

Inicialmente a paciente estará inchada, e este inchaço irá piorar durante toda a primeira semana, após a qual começará a melhorar. Edemas nos pés e braços também são comuns. É normal sentir um pouco de tontura e fraqueza nos três primeiros dias. Também observará que toda a área lipoaspirada ficará bastante arroxeada. O inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas.

Dependendo da quantidade lipoaspirada você poderá voltar as suas atividade 3 a 7 dias após a cirurgia. Exercícios físicos devem ser evitados por 2-4 semanas. É fundamental proteger-se do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele.

É recomendada a realização de drenagem linfática com o intuito de melhorar o edema, abreviar o tempo de recuperação, além de auxiliar no contorno corporal e ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas.

Apesar de ser observado algum resultado após 40 dias, o resultado definitivo será visto entre 3 a 6 meses após a cirurgia.

Saiba mais sobre Lipoaspiração. Ligue (81) 3019 0909 e agende uma consulta.

Cirurgias relacionadas

  • Abdominoplastia
    Indicada para mulheres após gestação
    e homens após grandes perdas ponderais. [...]
  • Braquioplastia
    Em pacientes com aumento da circunferência do braço
    devido exclusivamente ao acúmulo de gordura. [...]

“As informações oferecidades neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde, tem o propósito de educar e informar e não necessariamente são técnicas praticadas pelo cirurgião. Não substitui opinião médica em atendimento formal. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.

Redes sociais