You are currently viewing Combinação de cirurgias com segurança

Combinação de cirurgias com segurança

As cirurgias plásticas combinadas, ou seja, a realização de dois procedimentos no mesmo tempo cirúrgico deve ser avaliada com muita cautela pelo cirurgião plástico, que deve ser de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

VANTAGENS : Aproveitar o mesmo período de repouso para se recuperar das cirurgias realizadas, tendo que afastar do trabalho uma única vez. Reduzir um pouco o custo final da cirurgia e da internação hospitalar, em comparação a realização de cada procedimento individualmente. Aproveitar o pacote de drenagens linfáticas para cuidar de todas as áreas operadas.

DESVANTAGENS: Existem restrições para associar alguns tipos de cirurgia . Avaliar individualmente cada paciente e os procedimentos que poderão ser associados, levando em consideração a duração do tempo das cirurgias e a estimativa da perda de sangue visando diminuir as complicações, como anemia severa, trombose venosa e infecções.

A decisão de fazer ou não fica à cargo do cirurgião plástico e sua equipe, que avaliam o tempo e as condições clínicas de cada paciente.