Como a Bichectomia é feita

DESCRIÇÃO

A bichectomia é a cirurgia plástica realizada para a retirada total ou mesmo parcial de bolsas de gorduras presentes na face, chamadas de bolas de Bichat. Essas bolsas de gordura estão presentes na região da bochecha e quando aumentadas podem alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado. É um procedimento relativamente simples, com baixa morbidade, indicado para pessoas que tem o rosto largo em decorrências do volume excessivo dessas bolsas de gordura. Essa cirurgia reduz o volume da parte de baixo do rosto (bochechas) e deixa a face com uma estrutura mais fina e delicada. Um bom planejamento antes da cirurgia e a discussão com o cirurgião quanto às suas ansiedades e expectativas são o melhor caminho para a obtenção de um resultado satisfatório.

Indicações

Por herança genética ou excesso de peso, muitas vezes as bolas de Bichat tem tamanho maior que o desejado. Quando o corpo adiposo passa a incomodar esteticamente é possível resolver o problema com essa cirurgia. É importante que seja feita a avaliação clínica por um profissional especializado, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas da paciente quanto ao tratamento.

Procedimento cirúrgico

Você deverá internar-se no dia do procedimento e sua alta geralmente é dada algumas horas após a cirurgia. Logo depois da cirurgia, você observará o rosto um pouco inchado. A recuperação é muito semelhante à de quando se faz a extração de um dente do siso. O inchaço geralmente é mais intenso nos 3 primeiros dias, e tende a regredir totalmente após 30 dias. Dores no pós-operatório são bastante raras, você poderá sentir um desconforto por alguns dias.

O ideal é fazer um repouso relativo na primeira semana. Geralmente são suficientes 2 ou 3 dias de afastamento do trabalho na maioria dos pacientes, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor. Não há necessidade de remover os pontos, uma vez que eles caem sozinhos dentro de 30 dias. Você deverá evitar carregar peso, fazer exercícios físicos e tomar sol por um período de 30 dias após a cirurgia. Para complementar a bichectomia podem ser realizados outros tratamentos associados como preenchimento no queixo ou lipoaspiração no submento (papada).

“As informações oferecidades neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde, tem o propósito de educar e informar e não necessariamente são técnicas praticadas pelo cirurgião. Não substitui opinião médica em atendimento formal. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.