You are currently viewing CORREÇÃO DO DESVIO DE SEPTO

CORREÇÃO DO DESVIO DE SEPTO

DESVIO DE SEPTO NASAL

Um dos motivos mais comuns para a realização da Rinoplastia é o Desvio de Septo. A Rinoplastia é uma das cirurgias que mais causa impacto na estética facial. Daí a necessidade de uma técnica apurada e a escolha de um profissional capacitado. A cirurgia específica para correção do Desvio de Septo é a Septoplastia.

NOSSO NARIZ

O nariz é formado por osso, pele e cartilagem. A forma como estes elementos estão dispostos no rosto, determina o formato do nosso nariz. Teoricamente, o septo nasal divide as narinas ao meio, mas cerca de 80% das pessoas possuem o septo um pouco descentralizado. Na realidade, muitos não percebem a assimetria ou, se percebem, não se incomodam com ela. Quando a assimetria é grande há um desvio para um dos lados. É o que chamamos de Desvio de Septo.

CORREÇÃO DO DESVIO DE SEPTO

A cirurgia é indicada para pacientes com queixas funcionais ou estéticas, uma vez que o Desvio de Septo pode provocar sintomas e/ou deformidades na parte externa do nariz. Muitas vezes são usadas técnicas combinadas para um melhor resultado e satisfação do paciente. O principal sintoma do Desvio de Septo é a obstrução e congestão nasal. A dificuldade para respirar pelo nariz em repouso ou durante atividades físicas é a principal consequência do problema. Isto acontece pela diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem do ar. A dificuldade em respirar pelo nariz pode impactar na qualidade do sono, além de provocar ronco, cansaço e secura na boca, principalmente à noite. Muitas vezes, pessoas com Desvio de Septo desenvolvem rinite ou sinusite de forma crônica. Outras queixas ainda são relatadas em alguns casos: dores de cabeça e sangramento nasal. Os sintomas vão depender da gravidade do desvio existente. Não é somente a função do nariz que fica comprometida. Outros problemas surgem na vida do paciente, como consequência do Desvio de Septo.

CAUSAS DO DESVIO DO SEPTO

As causas para o Desvio de Septo podem ser consequência de traumas na infância ou na vida adulta, como também alterações que ocorreram ao nascimento e se desenvolveram até a idade adulta.

QUANDO FAZER A CIRURGIA?

A decisão de fazer a cirurgia deve levar em conta o grau do desvio, os sintomas e as motivações e objetivos de cada paciente. A cirurgia visa a correção do Desvio de Septo e, como resultado, a melhoria na qualidade de vida. Às vezes, algum tratamento pode ser prescrito para o alívio de sintomas, mas somente a cirurgia vai corrigir o Desvio de Septo, de forma definitiva.

Se o conteúdo te ajudou, compartilhe!