Diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura

A lipoaspiração é um procedimento bastante conhecido dentro do mundo da cirurgia plástica, mas, com a chegada da lipoescultura, muitos pacientes acabam se confundindo em relação ao método utilizado na realização dos procedimentos e quais são as finalidades de cada um.

Com a lipoaspiração, o principal objetivo é a retirada do excesso de gordura localizada depositada em uma região, seja ela o abdome, cintura ou culotes . É através dessa remoção da gordura localizada que o cirurgião ajuda a restaurar o contorno corporal do paciente.

Já com a lipoescultura, o processo é um pouco diferente. Embora seja um tipo de lipoaspiração, ou seja, também atue na retirada da gordura localizada de áreas específicas do corpo, a lipoescultura utiliza esse excesso e o enxerta em outra área corporal, realizando a chamada lipoenxertia, que trabalha na delineação e preenchimento dessa área escolhida.

Embora cerca de 40% da gordura chegue a ser absorvida pelo corpo, grande parte dela permanece, o que pode deixar resultados atraentes, com um corpo bem desenhado e com curvas mais acentuadas. A decisão de onde será tirada essa gordura e onde ela deverá ser inserida parte de um acordo entre o paciente e seu cirurgião.

Esses métodos podem, ainda, ser associados a outras cirurgias plásticas, como a abdominoplastia, que atua com a retirada do excesso de pele e a reaproximação da parede abdominal. A combinação de cirurgias, quando bem planejadas, pode oferecer melhores resultados para os pacientes com apenas uma internação.

Contudo, em relação a ambos procedimentos, é importante considerar que essas cirurgias não têm como objetivo gerar emagrecimento para o paciente.

Até mesmo a indicação para a realização das duas cirurgias deve ser voltada para pacientes que estejam com a saúde boa, estáveis e que estejam próximos de seu peso ideal, para maximização dos resultados do procedimento.

Não existe cirurgia plástica alguma que possa substituir bons hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo saudável.

Por isso, antes de recorrer a cirurgias plásticas, busque uma melhora na sua saúde tomando mais atenção com suas escolhas alimentares e tente fazer exercícios para alcançar o corpo que deseja.