E o queixo do imperador?

queixo imperador, problema estético, prognatismo mandibular, harmonia estética, cirurgia plásticaDom Pedro II, imperador do Brasil,assumiu o trono em 1840, aos 14 anos de idade.

Após a coroação, o jovem foi perdendo os traços de menino e passou a usar barba (o que na época era considerado viril e nobre).

Além do interesse óbvio em parecer mais velho com o intuito de impor respeito e sustentar o trono, D. Pedro escondia assim um problema estético que muito o incomodava: o prognatismo.

De forma simplificada, o prognatismo mandibular é um crescimento exagerado da mandíbula em relação à maxila, isto é, da arcada inferior em relação à superior, resultando num queixo de aspecto proeminente e volumoso.

Essa alteração estética genética era comum a vários monarcas europeus que descendiam da família Habsburgo.

Discutiremos no próximo post a importância do queixo na harmonia estética da face e o que é possível fazer para deixá-lo mais proporcional!
Fonte : Dr Jaime Anger
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

www.cirurgiaplasticarecife.com.br

#cirurgiaplastica         #cirurgiaplasticarecife     #cirurgiaplasticape     #saude   #qualidadedevida       #estetica        #beleza      #mento      #queixo     #papada    #lipodepapada      #dompedro        #historia