Toxina Botulínica

Como o procedimento de Toxina Botulínica (Botox®) é feito

DESCRIÇÃO

O processo de envelhecimento da pele compreende alterações fisiológicas desencadeadas por vários fatores, entre eles: idade, herança genética, exposição a agentes externos com o sol, poluição, alimentação inadequada e estresse. Somando-se a esses fatores, a constante atividade muscular para as diferentes expressões faciais, ao longo dos anos, forma as linhas de expressão (também conhecidas como rugas de expressão).

Os primeiros pontos da face onde elas se tornam evidentes são a região frontal, periocular (pés de galinha), glabela (entre as sobrancelhas). Além de influenciarem negativamente na aparência, as rugas de expressão, quando localizadas na região frontal e glabelar, conferem à pessoa um ar zangado ou preocupado.

A Toxina botulínica é um medicamento utilizado há muitos anos na Medicina. Essa substância promove um bloqueio nervoso, isto é, bloqueia a liberação da acetilcolina que é o neurotransmissor que produz o estímulo dos neurônios para a contração muscular. Quando é feita a aplicação da toxina botulínica, o músculo da região tratada para de se contrair e essas rugas deixam de ficar evidentes.

A injeção da toxina botulínica é feita em consultório, após a aplicação de um creme anestésico tópico nos locais a serem tratados, a fim de reduzir o desconforto das injeções. Os resultados começam a aparecer após 3 dias e o resultado final é visto por volta de 15 dias depois da aplicação. A duração do efeito varia de 3 a 6 meses.

Além do tratamento clássico do terço superior da face, o Botox® pode ser usado ainda para outras finalidades como:

– Correção do sorriso gengival (ou Gummy Smile): Melhora a harmonia facial nas pacientes que mostram muito a gengiva durante o sorriso.
– Melhora de Rugas na região perioral (“código de barras”)
– Elevar a cauda da sobrancelha
– Melhorar a qualidade de cicatrizes
– Correção de hipertrofia de glândulas salivares (parótida, submandibulares) especialmente em pacientes que fazem uso de terapia antirretroviral
-Melhorar linhas no colo e pescoço (sleep lines / rugas do músculo platisma)
-Melhorar o aspecto do sorriso em pacientes com o canto da boca “caído”.
-Melhorar o contorno da mandíbula
-Tratamento da enxaqueca
-Harmonizar/simetrizar a face de pacientes com paralisia facial.

Não existe idade certa para se começar a usar a toxina botulínica. A tendência é que os pacientes comecem esses tratamentos de maneira cada vez mais precoce ao surgirem os primeiros sinais de envelhecimento.
Existe uma crença comum de que, quem aplica botox, fica com a aparência diferente ou estigmatizada o que de maneira geral não é verdade.
Quando feito por um profissional experiente, com amplo conhecimento de anatomia e estética da face, os resultados são fantásticos e muito naturais.

Sobre o cirurgião

Dr Milton Rocha Cirurgião Plástico em Recife
CIRURGIÃO PLÁSTICO
Dr. Milton Rocha

“As informações oferecidades neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde, tem o propósito de educar e informar e não necessariamente são técnicas praticadas pelo cirurgião. Não substitui opinião médica em atendimento formal. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.

FALE CONOSCO

Envie sua dúvida ou comentário

Para solicitações ou sugestões, bem como informações sobre cirurgias, preencha, por gentileza, os campos abaixo, que retornaremos o quanto antes.