Como aproveitar atividades físicas no pós-operatório

Quando o assunto é cirurgia plástica, não é possível generalizar. Por isso, cada pós operatório deve durar o tempo certo para garantir uma cicatrização completa e entregar ao paciente os resultados que ele espera do procedimento.

No caso da cirurgia que implanta próteses mamárias de silicone, principalmente as com mais de 300 ml, é necessário que as mulheres se reeduquem em relação a nova relação com a prótese e a postura corporal. Para isso, respeitando o período de repouso, atividades físicas, como o pilates, podem ajudar no desenvolvimento corporal com os novos seios.

Devido ao desconforto inicial, em maior parte causado pelo sobrepeso das próteses, pela intervenção cirúrgica e cicatrizes, a mulher costuma induzir uma autoproteção corporal, que é normal após uma cirurgia. Essa proteção, entretanto, pode ocasionar compensações pontuais que, no futuro, desencadearão dores no corpo, como no pescoço e região lombar.

Para retornar as atividades do cotidiano e ajudar no processo de reabilitação do corpo, aulas de pilates, em média 2 a 3 meses após a cirurgia, podem ajudar o paciente.

Ao se comunicar com o professor, é possível encontrar nos objetivos das aulas fatores que auxiliam na retomada de atividades físicas por um paciente que foi submetido a uma cirurgia.

Ao alongar a cadeia anterior, o músculo peitoral maior e a musculatura do pescoço, essas aulas podem ajudar a prevenir as dores crônicas que podem surgir após o período pós operatório. Além disso, as aulas auxiliam a mobilizar as colunas cervical, torácica e lombar, além de fortalecer o músculo rombóide e trabalhar a consciência corporal e postural.

Converse com o seu cirurgião sobre os benefícios do Pilates após uma cirurgia plástica.