Como funciona a cirurgia íntima feminina ninfoplastia?

A Ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia responsável pela diminuição dos pequenos lábios, estrutura responsável pela proteção da vagina. Ela tem se tornado cada vez mais popular entrando no ranking das mais realizadas do mundo; sendo o Brasil responsável pelo maior número desses procedimentos.

Para quem é indicado esse procedimento?

A Ninfoplastia é indicada para mulheres que sofrem de hipertrofia, ou seja, aumento excessivo dos pequenos lábios ou ainda assimetria e escurecimento. Essas condições podem causar não apenas desconforto com sua região íntima no dia a dia, como também ocasionar embaraço em suas relações, além de problemas na autoestima e de ordem psicológica.

Como é o pré-operatório?

O pré-operatório exige consulta prévia com o cirurgião para tirar dúvidas e avaliar seu caso. Também serão realizados exames para definir se você está apta à cirurgia. Deve-se estar em jejum antes da cirurgia e se abster de álcool e medicamentos anticoagulantes e com corticoide.

Como a cirurgia funciona?

Ela é simples sendo realizada em média de 40 minutos a 1 hora. Após a anestesia local e sedação o médico marcará o excesso dos pequenos lábios e irá retirar o excesso de pele. Ao final realizará a sutura com pontos absorvíveis que garantem uma cicatriz imperceptível. A Ninfoplastia também pode ser associada ao enxerto de gordura para aumentar o volume dos grandes lábios e tornar os pequenos lábios ainda mais discretos .

E o pós-operatório?

No mesmo dia a paciente será liberada para realizar o repouso em casa por pelo menos três dias antes de voltar às atividades rotineiras. A cirurgia pode causar desconforto e uma leve dor, além de inchaço e equimose (roxidão) na área operada já que a e genitália é altamente vascularizada. Por isso o cirurgião prescreve medicamentos e indica compressa gelada na área. É proibida a exposição solar por 30 dias, assim como atividades físicas e práticas sexuais pelo mesmo período.

Quais os resultados da ninfoplastia?

O resultado é natural e duradouro passível de ser visto já no segundo mês. Porém o resultado definitivo apenas após 6 meses.