You are currently viewing Pós-Operatório Recife – Por que devemos evitar o sol no pós-operatório?

Pós-Operatório Recife – Por que devemos evitar o sol no pós-operatório?

Uma das preocupações mais comuns para quem se submete a qualquer procedimento cirúrgico é com a exposição solar no pós-operatório. O sol pode levar ao escurecimento das cicatrizes e da pele. Além disso, quem toma muito sol após uma cirurgia também pode sentir-se mais inchado, o que é causado pela vasodilatação sanguínea.
A pele apresenta diversos tipos de células e uma delas é o melanócito, responsável pela produção do pigmento (melanina). As pessoas com a pele muito clara apresentam menos melanócitos, se comparadas às pessoas com a pele mais escura. Porém, qualquer estímulo traumático por menor que seja sobre a pele como se queimar no sol, por exemplo, é capaz de ativar os melanócitos, aumentando a produção de melanina e tornando a pele no local mais escura.
Logo nos primeiros três meses após a cirurgia plástica, a produção da melanina é mais intensa e nesse período o paciente precisa manter um cuidado redobrado. O ideal é esperar até 90 dias após a cirurgia plástica para tomar sol, porém, cada intervenção cirúrgica tem o seu tempo, e o importante é esclarecer todas as dúvidas do pós-operatório específicas ao seu procedimento!