You are currently viewing Seu sonho sempre foi realizar a redução mamária?

Seu sonho sempre foi realizar a redução mamária?

A mamoplastia redutora é, por definição, uma cirurgia para redução das mamas quando estas se encontram em tamanho e peso acima das características anatômicas do tórax. Ela contempla, além do tratamento reconstrutivo da mama, a preocupação estética com seios muito grandes, que podem gerar incômodo estético entre as mulheres.

Existe uma série de técnicas para a redução da mama, mas, de uma maneira geral, é feita a retirada de tecido mamário, gorduroso e pele de uma determinada região da mama e, em seguida, o remodelamento no formato de cone – a forma natural da mama. A extensão e o formato da cicatriz variam de acordo com cada caso. Quanto menor a mama, menor será a cicatriz. Elas variam de uma discreta cicatriz periareolar até uma maior, em formato de T invertido – que se inicia ao redor da aréola e se complementa com uma linha vertical e outra horizontal.

Como em qualquer cirurgia plástica, as mamas ainda não estarão com o formato definitivo logo depois da sua mamoplastia redutora. Nas primeiras semanas depois da cirurgia, é normal apresentar inchaços, manchas arroxeadas e possíveis assimetrias entre as mamas. Por isso, você não precisa se desesperar. Tenha em mente que é necessário aguardar pelo menos 3 meses para ter uma ideia real de como será o resultado da sua redução de mamas.

Para ficar mais tranquila, sempre converse com o seu cirurgião plástico para saber como será a evolução do seu caso. Essa dica também vale para as cicatrizes. Como em outras cirurgias, a cicatriz será mais discreta durante o primeiro mês após a mamoplastia, ficando mais espessa e mais escura no decorrer do primeiro ano.

Com o passar do tempo, a cicatriz vai ficando mais clara e menos consistente, e ela atinge o resultado definitivo entre um ano e um ano meio após a cirurgia. Caso você apresente cicatrizes hipertróficas, inestéticas ou queloides, seu cirurgião plástico poderá realizar o tratamento no período adequado.