Ritidoplastia: O lifting facial

A flacidez na região da face e do colo e as rugas de expressão são estimuladas por vários fatores… O avanço da idade, por exemplo, faz com que a pele perca sua elasticidade e torne-se flácida progressivamente, em conjunto com a ação da gravidade, que faz com que a pele seja puxada para baixo, provocando o surgimento de vincos, linhas e sulcos.

A movimentação facial através das expressões também faz com que as rugas e linhas sejam “memorizadas” pela pele, fazendo com que, com o passar do tempo, essas marcas fiquem mais proeminentes. Por fim, até mesmo indivíduos mais jovens podem ser afetados pela flacidez: pessoas que perderam uma grande quantidade de peso são deixadas com um excesso de pele flácida não só nas áreas do abdome e dos seios, mas também na própria face e no pescoço, formando a popularmente conhecida “papada”.

A ritidoplastia, também chamada de lifting facial, acaba tornando-se uma solução para a correção desses aspectos. O propósito do procedimento é a correção das rugas e a retirada do excesso de pele que causam a flacidez na região da face, sem que haja uma alteração drástica na expressão do paciente. O resultado final é uma aparência mais natural e jovial.

A forma como o procedimento é realizado depende da necessidade do paciente e das áreas que serão afetadas pela cirurgia, podendo atuar como: lifting com incisão limitada, que atua em regiões menores e mais específicas ao invés de trabalhar em toda a face; lifting de pescoço, que trabalha no rejuvenescimento da área através da retirada da “papada” através de uma incisão sob o queixo; e claro, o lifting facial tradicional.

Com o lifting tradicional, a incisão será realizada através da região temporal, percorrendo a região ao redor da orelha e terminando na parte inferior do couro cabeludo, sendo fechada com o auxílio de suturas. A ritidoplastia trabalha reposicionando os tecidos do rosto através da incisão, fazendo também a elevação dos músculos e a remodelagem da gordura na face.

As cicatrizes da ritidoplastia são discretas, cobertas no couro cabeludo e nas regiões desenhadas da face e os resultados do procedimento podem ser notados a partir da diminuição do inchaço e da amenização dos hematomas.