Perderei a sensibilidade após a mamoplastia?

A mamoplastia redutora é o procedimento que é realizado em mulheres cujos seios são muito volumosos e acabam causando desconforto em atividades físicas, dores, problemas na coluna ou até mesmo problemas de insegurança em relação à aparência. A cirurgia busca, então, reduzir ou redesenhar as mamas, através da remoção de excessos de tecido mamário ou de pele.

Outra ação desse procedimento é fazer o reposicionamento das auréolas dos seios, de forma que eles estabeleçam um equilíbrio com o resto da forma física da paciente. A escolha das técnicas para a realização correta da mamoplastia redutora vão depender do caso e das necessidades de cada mulher.

Uma das perguntas mais comuns dentro dos consultórios é se a paciente, ao realizar a redução, perderá a sensibilidade na região dos mamilos e dos seios em geral.

Não é comum que haja a perda da sensibilidade nessas regiões após o procedimento, porém, durante o período de recuperação, por conta do inchaço e dos hematomas que são deixados pelo processo cirúrgico, pode ser que haja certa alteração na sensibilidade do local.

Entretanto, aproximadamente após o intervalo de seis meses da realização da cirurgia, essa alteração deixa de existir. Como a sensibilidade da mulher é um fator muito importante na sua vida, a cirurgia  busca não afetar isso.

Deve-se levar em consideração também que, em casos mais extremos, como o manuseio de mamas gigantes ou que tenham elevado grau de ptose, o procedimento realizado será mais intenso, o que pode acometer em maiores chances de alterações na sensibilidade da região.