Dizem que os olhos são as janelas da alma, através deles podemos enxergar verdadeiramente as outras pessoas. Muitas vezes, entretanto, a região dos olhos possui uma flacidez que dá um ar cansado e triste ao rosto e não condiz com o interior do paciente. Para quem sofre desse incômodo a blefaroplastia é a solução.
Blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento realizado para retirar o excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras superior e inferior. Ela também pode reposicionar as pálpebras corretamente eliminando as rugas e dando um aspecto mais harmônico ao rosto.
A cirurgia geralmente é feita a partir dos 40 anos, mas há casos de pessoas mais jovens que recorrem a prática pela flacidez acentuada derivada de características genéticas.
A cirurgia das pálpebras é feita em centro cirúrgico sob anestesia local e sedação e dura cerca de 1 hora. Na pálpebra superior realiza-se uma incisão no sulco por onde é retirado o excesso de pele, e na pálpebra inferior a incisão é sob os cílios, para retirar as bolsas gordurosas.
Após a cirurgia a região dos olhos ficam inchados, roxos e apresentam hematomas. você deve colocar compressas frias sobre os olhos, evitar baixar a cabeça por alguns dias e manter a área higienizada com água, sabonete e colírio recomendado pelos médicos.
Também deve-se evitar sol e utilizar óculos e protetor solar antes de sair de casa. Para acelerar a recuperação, você pode fazer sessões de fisioterapia dermato funcional. A cicatriz fica praticamente invisível e os resultados tornam o olhar mais leve e jovem, tal como você deve se sentir.