Como a Braquioplastia é feita

Braquioplastia-saiba-tudo-sobre-a-cirurgia-plastica-nos-bracos-1092x728-1

DESCRIÇÃO

A escolha da técnica cirúrgica para o rejuvenescimento dos braços depende fundamentalmente do tipo de alteração presente em cada caso. Em pacientes com aumento da circunferência devido exclusivamente ao acúmulo de gordura, a lipoaspiração pode resolver o problema. Nesses casos, a cirurgia deve ser complementada por um trabalho de fortalecimento do tríceps. Caso também haja um excesso de pele, com flacidez importante, pode haver a necessidade de uma incisão ao longo da face interna do braço, a braquioplastia.

  • Equipe experiente
  • Tratamento personalizado
  • Qualidade e segurança
  • Tratamento imediato

Indicações

A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros procedimentos, a exemplo da abdominoplastia e mamoplastia. A sua indicação primária é em pacientes saudáveis, que possuem perda do contorno corporal e estão próximo do seu peso ideal. A lipoescultura objetiva reduzir as gorduras localizadas e indesejáveis e preencher áreas deprimidas, restaurando a harmonia do corpo. Apesar de sua popularidade, a lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, pois os resultados dependem principalmente da capacidade de retração da pele no local tratado, após a remoção da gordura subjacente. Nos casos onde há flacidez de pele além dos depósitos de gordura, procedimentos envolvendo a retirada desta pele (além da gordura) são necessários. Nestes pacientes, a simples remoção da gordura utilizando a lipoaspiração tenderá a acentuar as rugas e dobras decorrentes da flacidez da pele, podendo gerar resultados insatisfatórios.

Procedimento cirúrgico

É importante lembrar que toda cirurgia deixa alguma cicatriz, maior ou menor, mais ou menos dissimulada, dependendo do problema original, dos cuidados do paciente no pós-operatório e inclusive das características de cicatrização de cada pessoa. No caso da braquioplastia especificamente, é fundamental um acompanhamento a longo prazo. Pacientes submetidos ao lifting braquial devem permanecer em repouso por 3 a 5 dias, mantendo os braços próximos do corpo por 2-3 semanas. Recomenda-se minimizar a utilização dos braços durante os primeiros meses para permitir a cicatrização dos tecidos sem alargamento das cicatrizes. 

Assim como na lipoaspiração, cintas apropriadas devem ser usadas visando acelerar a reabsorção do inchaço e a obtenção do resultado final. Esta cinta deverá ser mantida continuamente por um período de um mês e meio até 60 dias A drenagem linfática também costuma ser indicada com a finalidade de otimizar a absorção do edema e a recuperação pós-operatória. Dependendo do grau de edema (inchaço) que ocorrer com você, logo após a retirada do curativo, já se pode ter uma ideia do resultado que será obtido, mas o resultado final de qualquer cirurgia nunca pode ser avaliado antes da completa cicatrização.

Pós-operatório

Na alta a paciente estará usando uma cinta modeladora que deverá ser mantida dia e noite por 30 dias. Em casa, é importante repousar, ingerir muito líquido e alimentar-se bem. Inicialmente a paciente estará inchada, e este inchaço irá piorar durante toda a primeira semana, após a qual começará a melhorar. Edemas nos pés e braços também são comuns. É normal sentir um pouco de tontura e fraqueza nos três primeiros dias. Também observará que toda a área lipoaspirada ficará bastante arroxeada. O inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas.

Dependendo da quantidade lipoaspirada você poderá voltar as suas atividades 3 a 7 dias após a cirurgia. Exercícios físicos devem ser evitados por 2-4 semanas. É fundamental proteger-se do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele. É recomendada a realização de drenagem linfática com o intuito de melhorar o edema, abreviar o tempo de recuperação, além de auxiliar no contorno corporal e ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. Apesar de ser observado algum resultado após 40 dias, o resultado definitivo será visto entre 3 a 6 meses após a cirurgia.

“As informações oferecidades neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde, tem o propósito de educar e informar e não necessariamente são técnicas praticadas pelo cirurgião. Não substitui opinião médica em atendimento formal. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.