Lifting facial: você na sua
O que é o Lifting Facial e como ele funciona? O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia
Por ser situado no centro da face, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho implica em grande mudança na estética da face. Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A cirurgia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.
A rinoplastia pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade. Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por ex igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter.
Lembre-se: A Rinoplastia assim como qualquer outra cirurgia plástica deve sempre ser realizada em centro cirúrgico, por um cirurgião plástico membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica e com o auxilio de um anestesista.
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
A cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidos no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.
Etapa 3 – Remodelação da estrutura do nariz
A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito.
Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada.
Etapa 4 – Correção de desvio de septo
A correção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração.
Etapa 5 – Fechando as incisões
Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
Etapa 6 – Resultados
Uma espécie de gesso e tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar por aproximadamente uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. A rinoplastia para remodelar a via aérea obstruída requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.
Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com Micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.
Tradicionalmente, a rinoplastia é feita utilizando um martelo que vai quebrando o osso do nariz internamente. Com a cirurgia tradicional o inchaço e os hematomas após o procedimento podem ser bem incômodos. Já na metodologia utilizada na rinoplastia ultrassônica o cirurgião plástico faz a cirurgia plástica no nariz moldando o osso nasal com um bisturi ultrassônico . Isso mesmo, o martelo não precisa ser usado, o que torna o procedimento menos traumático e mais preciso e a recuperação mais rápida e menos incômoda.
A Rinoplastia Ultrassônica tem ganhado cada vez mais espaço na plástica. Ela surgiu há cerca de três anos e vem sendo bastante utilizada pelos cirurgiões de nariz. Com ela, é possível preservar a cartilagem, a mucosa, os vasos sanguíneos presentes na região nasal, não deixando muitos hematomas visíveis e trazendo maior precisão. Com origem francesa, o Piezo é um aparelho pioneiro para uso médico em cirurgias plásticas de nariz. Possui uma precisão milimétrica de corte e modelação da estrutura nasal, reduzindo as possibilidades de insucesso na cirurgia. Com baixa vibração, o Piezo permite ao médico fraturar os ossos do nariz e retocar detalhadamente as áreas desejadas, provocando bem menos traumas na face.
Portanto, um dos grandes benefícios da Rinoplastia feita com o instrumento ultrassônico é que a técnica se torna menos invasiva, pois preserva cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos. Esse equipamento permite que o cirurgião plástico consiga esculpir os ossos do nariz com muito menos trauma aos tecidos. Isso é possível devido a sua baixa vibração. A precisão do Piezo permite que o cirurgião retoque unicamente as áreas que causam a desarmonia ao rosto do paciente.
“As informações oferecidades neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde, tem o propósito de educar e informar e não necessariamente são técnicas praticadas pelo cirurgião. Não substitui opinião médica em atendimento formal. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Brigadeiro
Estágio em Cirurgia Plástica nas áreas de feridas complexas e microcirurgia - FMUSP.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da Rhinoplasty Society of Europe (RSE)
Título de Especialista em Cirurgia Plástica pelo MEC, CRM e SBCP
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Brigadeiro
Estágio em Cirurgia Plástica nas áreas de feridas complexas e microcirurgia - FMUSP.
Membro Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Menbro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Menbro da Rhinoplasty Society of Europe (RSE)
Título de Especialista em Cirurgia Plástica pelo MEC, CRM e SBCP
O que é o Lifting Facial e como ele funciona? O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia
INDICAÇÕES A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo melhorar a aparência estética do abdômen, removendo o excesso
Além do tamanho e do formato da prótese, a posição em que ela será colocada também é uma dúvida comum
Mesmo tendo uma rotina de cuidados com a pele, não tem como escapar dos efeitos da flacidez. Com o passar
DESVIO DE SEPTO NASAL Um dos motivos mais comuns para a realização da Rinoplastia é o Desvio de Septo. A
Para solicitações ou sugestões, bem como informações sobre cirurgias, preencha, por gentileza, os campos abaixo, que retornaremos o quanto antes.