Você pode não conhecer esse procedimento pelo nome, mas já deve ter presenciado seus efeitos. A otoplastia é como é chamada a intervenção cirúrgica que permite a correção de orelhas proeminentes, popularmente chamadas de “orelhas de abano”.
Essa condição pode atrapalhar o convívio e bem-estar de muitas pessoas, principalmente crianças, e esse é um dos motivos dessa cirurgia ser muito realizada entre jovens que desejam corrigir o defeito das orelhas e melhorar sua autoestima.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, crianças entre 6 e 7 anos, que já possuem a cartilagem da orelha estável o suficiente para a correção, e com boa saúde são boas candidatas para o procedimento.
Essa idade coincide, inclusive, com o período que a criança começa no colégio e pode se sentir desconfortável com comentários de colegas sobre a sua aparência. Assim, a cirurgia pode corrigir as orelhas em um momento crucial para o desenvolvimento social da criança.
A realização da cirurgia vai alterar dependendo da deformidade apresentada pelo paciente. Em todas, entretanto, o objetivo é criar um ângulo mais fechado entre a orelha e a cabeça do paciente, através da remodelagem da cartilagem do pavilhão auricular. No final, o fator emocional e a estabilidade do paciente são primordiais para a realização dessa intervenção.
Confira mais sobre o procedimento em nosso site!